domingo, 11 de abril de 2010

Montgenèvre

Sinceramente tive medo de passar o feriado da Pascoa na cama, tossindo e com dor de garganta, que foi exatamente o que aconteceu a semana toda anterior. Pensei com os meus botoes "alegria de pobre dura pouco MESMO", pois duas semanas antes, o Jo e eu haviamos planejado viajar nesse feriado para Montgenèvre, uma cidadezinha turistica na parte sul dos Alpes, onde o irmão do Jo mora. Então da para imaginar a minha frustação quando cai de cama, afinal ja não é nada bom ficar doente, ainda mais com uma viagem programada.
Mas graças as minhas preces (que foram muitas) e a eficacia dos remedios franceses, no sabado anterior a Pascoa acordei, inesperadamente, super bem e super disposta a subir a montanha, e depois descer esquiando, claro hahaha. Arrumei minha trouxa, com as blusas mais reforçadas, cremes para pele seca, manteiga de cacau para os labios, cachecol, meias de lã e afins e parti feliz da vida, primeiro para St. Michel L'Observatoire onde moram ma belle-mère (sogrona, em bom portugues) e mon beau-père (o padrasto do Jo). Passamos a noite de sabado bebendo vinho e comendo pão com pate, com um amigo do Jo, que é jornalista (inveja), e que tem a camera fotografica mais fodastica que eu ja vi (inveja de novo), conversamos muito, e nessa noite pude ver de verdade que quando pessoas possuem interesses em comum o papo flui sem esforço, mesmo em outra lingua.
No outro dia, almoçamos coelho assado, com ameixas, batatas e cenouras. Eu queria comer ovos de chocolate tambem, mas como comemos o coelhinho antes, fiquei sem nada (HUMPF), hahaha, é que na real, aqui essa tradição de ganhar ovos de chocolate é restrita para as crianças, logo esse ano fiquei sem (BUAAA, mamãe!) . Mas enfim, o almoço estava maravilhoso... Merci Carole e Leo!
Depois do almoço, fomos de carro com a belle-maman até La Brianne, onde pegamos um trem até Briançon. La, o irmão do Jo (Juju), nos esperava para subirmos a montanha, cheia de curvas e esquilos saltitantes atravessando a pista.
Enquanto faziamos essa subida Briançon-Montgenèvre, eu ia observando do banco traseiro aquela paisagem maravilhosa: as montanhas cheias de neve, os chalés la embaixo, os pinheiros, os esquilos... Realmente, viajar é o melhor jeito de descobrir o quanto somos pequenos nesse mundo por desbravar. Alias, um grande desbravador que passou pelos campos de Briançon rumando com seu exercito para a Italia a ser conquistada, foi o pequenino Bonaparte. Mas esse viajou muito além das minhas pobres perninhas, porém, posso dizer, com certeza, que ele não se divertiu numa segunda-feira esquiando com os amigos, naquela grande montagne...

Nenhum comentário: