quinta-feira, 15 de abril de 2010

L'Olympique de Marseille


Sério, eu não sou fanatica por futebol, não entendendo completamente as regras, não perco o domingão na frente da tv vendo o São Paulo Futebol Clube. Mas ahn, todo mundo, ou pelo menos todo brasileiro, TEM a obrigação de ter um time do coração né? Influenciada pelo meu lindo irmão, aos 6 anos de idade, decidi ser tricolor paulista e fim. Claro que a coisa fica mais interessante quando em plena puberdade o jogador mais lindo de todos os tempos joga pelo seu time. YES, eu fui uma Kakazete, e com o maior orgulho, devo dizer, afinal o cara continua lindo e é otimo em campo.
Mas enfim, não vim aqui falar dos meus amores platonicos juvenis, vim contar a minha linda experiencia vivida ontem no bar/lanchonete ao lado do "meu" apartamento... Bom, primeiro preciso contar que o Jo teve um pequeno problema no joelho por causa do ski, e agora ele esta usando uma tala ridicula na perna (run, forrest, run HAHAHAHAHAHA), dai, para fazer um agrado para ele, que tava todo imobilizado na cama, fui la no bar/lanchonete, comprar um suculento cheese burguer, bem na hora em que L'OM jogava contra o Sochaux, pela Liga Francesa 1. O recinto estava completamente lotado com marseillaises berrando e berrando, e sério, meu corpo todo foi invadido com esse calor futebolistico... Não sei se estou sensivel pela saudade da familia/cachorra/amigos, ou porque em breve começa a Copa do Mundo, que é o unico evento esportivo que eu REALMENTE gosto de ver, mas sei que quando o L'OM fez um golllll, minha reação foi berrar com todo o meu pulmão junto com a galere. Fiquei la um tempão vendo o jogo, enquanto o namorado morria de fome na cama hahaha, e posso dizer sinceramente, que gostei muito! Ainda mais, que o meu novo time do coração é atualmente o melhor time frances, hahaha, e que provavelmente vai ser campeão da Liga, depois de 17 anos jejum (obrigada, globoesporte por me informar tudo isso).
Eu sei que estou sendo completamente embalistica (e não nego isso), ja que não sou uma apaixonada pelo futebol, mas sabe, é legal de verdade se apaixonar por um time, querer ver os jogos, se introsar com as pessoas, isso pode me ajudar tanto linguisticamente quanto socialmente, alem do que é a minha forma de agradecer Marseille e os marseillaises (não todos, obviamente, afinal até no céu havia um Lucifer) por toda a hospitalidade, carinho e educação que eles tem tido comigo. To até pensando em comprar uma camiseta azul e branca, escrita "fier d'etre marseillais" (orgulho de ser marseillais) que eu vi numa lojinha esses dias (alguns meses é suficiente para voce se considerar um membro da cidade né?), e ir sabado ver o proximo jogo em algum boteco. Os dois unicos problemas são: o uniforme do L'OM lembra o uniforme argentino (bléééé), e bom, sabado eu me programei para ir a Avignon conhecer o castelo dos papas e bla bla. Alguns vão dizer que é programa de nerd, mas né, quem sabe eu não encontro em algum museu uma televisãozinha para ver o Olympique destruir o Boulogne...

Nenhum comentário: