quarta-feira, 21 de abril de 2010

Avignon 2


Eu ja falei no outro post que Avignon é linda, então nesse, vou falar um pouco sobre a viagem e algumas coisinhas que vivi me perdendo sobre aquelas ruas tão antigas...
O centro historico da cidade é pequeno, mas vou ressaltar que é puro charme. O Jo e eu fomos caminhando pela rua principal (La République) que é também a entrada principal da fortificação que envolve toda essa area, essa rua é repleta de arvores com folhas verdes claras, cafés, lojas, e turistas andando de la para ca, bebendo seus cafés e comprando postais e outras bugigangas-souvenirs, nesse ponto devo ressaltar que eu me arrependo profundamente de não ter comprado um chaveiro com a miniatura da armadura de um cavaleiro medieval (Ma (L) Idade Média) e uma madalhinha com a carona gorda de um dos papas (não me pergunte qual, eu não vou lembrar) que viveu em Avignon. Mas ok, para compensar minha frustação comprei um postal bonitão, e um livro com toda (ou quase toda) a historia da cidade e do Palais des Papes. Minha unica indgnação ao comprar esse foi que apesar de eu querer meu exemplar em bom frances, percebi que o UNICO idioma em que não existiam exemplares era em portugues. Sério, haviam exemplares até em coreano, EM COREANO minha gente, e não em portugues. Ok, ok, eu to ligada, que Portugal ta bem por fora dessa coisa chamada UE, mas né... Ainda assim me dou ao luxo de me indignar.
Mas voltando à Avignon outro lugarzinho que gostei muito foi uma pracinha que sentei para comer meu lanchinho matinal, la havia uma Igrejinha no melhor estilo gotico, muitas flores e uma fonte bem no centro. Juro que não sei porque não tirei foto do lugar, alias, agora percebo que é uma mania minha, sempre que estou turistando por ai, deixo algum desses lugares simpaticos preservados so na memoria (não no cartão de memoria) que é meu jeito de deixar eles intocados e unicos, como se so eu conhecesse de verdade. Idiota isso né? Pois é.
Outro lugar que gostei e não fotografei foi a praça que marca o final da rue République e que da acesso ao Palais des Papes, nesse lugar tomei o segundo sorvete do dia hahaha, a praça em si não tem nada de especial, mas parece tão francesa hahaha, com varios cafés, muitas mesinhas e floristas vendendo suas flores. Seguindo essa praça pelo lado direito ha uma outra bem semelhante, so que bem maior: a praça central, com a Notre Dame des Doms e o Palais des Papes (foto).
Primeiro visitei o Palais des Papes e sinceramente, foi uma das visitas que mais gostei de fazer na vida. Motivo? Devo dizer que não sou uma turista muito conformada em simplesmente VER com esses olhinhos que a terra ha de comer os lugares que visito, e ter apenas uma leve noção do que estou vendo. Não, eu sou a turista chata, que gasta horas no Wikipedia antes de ir pro lugar, e que depois ainda gasta um dinheirinho com os guias turiscos. Lembro da minha viagem para Ouro Preto, em que eu perguntava até pros bebados da rua o que eles sabiam sobre tal Igreja, ou sobre a historia da cidade, porque eu não lembrava tudo das aulas que tive com o querido professor Verpa. Foi assim que descobri que a Marilia, aquela do Dirceu, lembram? Morreu louca, virgem e amando Dirceu. Explico: o pai da donzela, no inicio não queria deixar os dois se casarem porque o Tomas Antonio Gonzaga era muito mais velho, porém, eles não desistiram, e quando o pai resolveu liberar a filha, o futuro noivo foi preso e mais tarde exilado por causa da Inconfidencia Mineira. Nisso o garanhão escreveu para Marilia uma carta pedindo para ela esperar por ele que ele voltaria e se casaria com ela, mas, como voces ja devem imaginar o canalha não voltou, se casou com outra em Moçambique e nem teve a pachorra de escrever uma cartinha escrita "Maria Doroteia desencane, eu não vou voltar, pode casar com outro". Esses homens viu...
Mas enfim, a visita ao Palais foi legal porque logo na entrada apos comprar seus tickets voce recebe um aparelho, que é uma especie de telefone, em varias linguas (novamente não tinha em portugues) que é um guia portatil. Então conforme voce vai caminhando, voce aperta os botoes relativos a area do Palacio onde voce se encontra e fica sabendo T-U-D-I-N-H-O sobre o que esta visitando. Por exemplo voce chega perto do retrato de um Papa x e tem la do ladinho um numero para voce discar e descobrir todos os segredinhos e bafons da vida desse cara hahaha. Divertido não?
Amanhã eu falo mais.
Beijos pessoas.

Um comentário:

Unknown disse...

Estou acompanhando seu blog. Só digo uma coisa... reitero, me traz uma lembrancinha daí, pooor favor?? Seria como se você trouxesse um pedacinho da sua viagem para os amigos!
Au revoir, mon amie!