L'estaque vista do Golfo de Marseille, obra de Paul Cézanne
Como eu disse no post ali de baixo, vou falar mais um pouquinho da culinaria francesa (voces nunca mais precisarão ver o programa da Ana Maria Braga haha). Dessa vez, vou falar de tres pérolas da mesa sulista: panisses, chichis, e o bouillabaisse.
Bom, primeiro é preciso ressaltar que para falar dos dois primeiros não tem como não falar do meu passeio à L'Estaque, porque é justamente nessa vila de pescadores, nos arredores de Marseille, o unico lugar do mundo onde voce pode comer o verdadeiro panisses marseillais e o melhor chichis de nutella e chantilly da sua vida, ha!
Sobre o passeio que fiz por la, so tenho a dizer que foi um dos melhores aqui na França... A vilinha é super pitoresca, com casinhas coloridas e janelas de madeira pintada de alguma cor berrante... De la, voce ve toda Marseille e a Bonne Mère la no alto. Sem contar que as praias são hiper limpas, azuis e de areia branquinha *-*. Não é a toa que artistas como Cezanne e Picasso se refugiassem por la de vez em quando... Mas enfim, o que mais me marcou desse passeio foram as coisas que comi e vou enumerar aqui para voces passarem vontade haha:
Panisses, muito bom!
1- Panisses: é uma espécie de bolinho salgado, frito no azeite, a base de farinha de "pois chiche"... Agora, o dificil vai ser explicar o que é pois chiche, porque eu nunca vi no Brasil... Mas posso dizer que é uma espécie de feijão branco... ta, não é bem isso, mas basta voces saberem que panisses é muito bom e que lembra um pouco mandioquinha frita.
2- Chichis nutella/chantilly: é uma espécie de churros mas com um leve sabor de laranja, passado no açucar, recheado com nutella e uma crosta de chantilly por cima... HUM, so de lembrar me da agua na boca... Afinal, existe combinação melhor que nutella e chantilly?
3- Bouillabaisse: Frederic Mistral, premio Nobel da Literatura de 1904, definiu esse prato, tipico da Provença como "sopa de ouro"... é uma sopa com varios tipos de peixe (não me perguntem quais) e considerada uma das melhores do mundo... Para mim, uma apreciadora inata dos pescados, posso dizer que não existe exagero nenhum nessa afirmação. O unico problema relacionado a esse prato é o seu precinho, digamos, salgado. E é por isso que eu recomendo a qualquer um que por uma ventura passe por L'Estaque, comer um Bouillabaisse la, afinal, como eu ja disse, la é uma vila de pescadores, ou seja, voce economiza bastante e ainda tem o privilégio de ficar pertinho do mar e de muitos barquinhos bonitinhos haha.
Hoje so amanhã que eu vou comer. Falar de comida da fome!
Nenhum comentário:
Postar um comentário