segunda-feira, 7 de maio de 2007

Chaplin


Charles Spencer Chaplin é mais do que um gênio, ele é simplesmente inspirador. Nos primordios do cinema ele conseguiu fazer o mundo rir e refletir sobre sua arte, sem precisar dizer uma única palavra. É isso que faz dele um marco, um ícone, uma inspiração... Além de satirizar a história da humanidade de forma sutil e extremamente inteligente, Chaplin consegue ser um palhaço sem cor. E acho que é aí que esta toda a magia do cinema em preto e branco, e quando me dizem que é rídiculo ver um filme sem cor e sem som, eu simplesmente penso que infelizmente muitas pessoas não conseguem perceber a diferença entre ver a graça através da arte da pantomina, e achar hilário uma pessoa com calças laranjas e terno verde-limão. Charles não precisava das cores para se firmar engraçado, bastava olhar para as cameras com aquela face que só ele sabe fazer... E sem dizer que, enquanto os palhaços provocam risos batendo distraidamente numa árvore, Carlitos, bate distraidamente na árvore, mas o que provoca risos não é a batida, e sim o fato de que, após bater na árvore, ele pede desculpas para a mesma. Alguns dirão que a diferença é mínima, mas para mim é aí que reside toda a diferença do mundo.


2 comentários:

paulo disse...

Chaplin marcou história. Foi um ícone, sem dúvida. Situações inesperadas e cômicas fizeram dele um dos grandes nomes do cinema mudo. Viva Charles Chaplin!

-fer- disse...

Pobre de quem não consegue entender ou refletir sobre a vida assistindo as obras de chaplin, principalmente Tempos Modernos e Luzes da Cidade, pra mim, os melhores... como diria ele: O som aniquila a grande beleza do silêncio.

quando eu aprender a adicionar nos favorito eu te add... :)
amiga do Paulo!
:*